domingo, 27 de fevereiro de 2011

Em Londres, sorvete de leite humano vira sucesso instantâneo de vendas



Ben Stansall/France Presse

Cartaz em loja no centro de Londres avisa os clientes que o sorvete Baby Gaga, feito de leite humano, baunilha e raspas de limão, está esgotado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma loja londrina está vendendo uma sobremesa incomum: sorvete feito de leite materno.
A sorveteria moderninha Icecreamists afirma que o novo sabor, batizado de Baby Gaga, esgotou no primeiro dia de vendas, ontem.

Para conseguir a matéria-prima, a loja colocou anúncios em um fórum de mães na internet, procurando mulheres dispostas a vender leite materno. Victoria Hiley, 35, foi uma das 15 que responderam. Todas elas foram submetidas a exames de saúde antes da "ordenha".

Hiley trabalha com mulheres que têm dificuldades para amamentar. Ela acredita que se os adultos percebessem como o leite materno é gostoso, mães de primeira viagem estariam mais dispostas a amamentar seus bebês.

"O que pode ser mais natural e fresco do que leite materno? E qual é o mal em usar meu patrimônio para ganhar um dinheiro extra?"

Ela afirma que o sorvete "derrete na boca". Para o preparo, o leite é pasteurizado e misturado com favas de baunilha e raspas de limão. O doce vem numa taça de martíni e custa 14 libras (R$ 30).
Matt O'Connor, dono da Icecreamists, caracteriza o sorvete como "orgânico e totalmente natural". O empresário diz que algumas pessoas podem até sentir nojo. Ele, é claro, não. "Eu tomei um Baby Gaga hoje de manhã e estou ótimo."

A agência que regula alimentos na Inglaterra afirma que não há leis proibindo a venda de derivados de leite humano, mas que os produtos devem cumprir regras sanitárias básicas.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ministério planeja campanha para melhorar hábitos alimentares


O Ministério da Saúde negocia com empresas de produtos alimentícios um protocolo para reduzir a quantidade de sódio e gordura na comida. 

“A ideia é abandonar a política de confronto com o setor e procurar uma saída negociada para a redução de elementos pouco saudáveis nos alimentos”, disse a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.

Segundo ela, em contrapartida, o ministro Alexandre Padilha quer dar mais agilidade para a comercialização de produtos diet, cuja demora de liberação incomoda as empresas. 

As metas do protocolo que deve ficar pronto em poucos meses seriam cumpridas pelo setor em um período de quatro anos. Uma das propostas é reduzir em 15% o sódio no macarrão instantâneo. Além disso, os fabricantes se comprometeriam a fazer uma campanha para que os  consumidores adotem hábitos alimentares mais saudáveis.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Espinafre aumenta o desempenho dos músculos

Consumo diário do vegetal retarda o cansaço na hora de fazer exercícios

O marinheiro Popeye estava certo: comer espinafre, de fato, aumenta a eficiência muscular. Esta foi a conclusão de pesquisa do Instituto Karolinska, na Suécia. De acordo com o estudo, consumir 300 gramas do vegetal por dia diminui em 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos enquanto se faz exercícios físicos.

O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, explica: “A redução do consumo de oxigênio durante a atividade física retarda a fadiga muscular, o cansaço. A pessoa, então, fica mais resistente e pode prolongar o tempo de exercício, por exemplo”.

Segundo o estudo, a ‘força’ do espinafre não está no ferro ou no ácido fólico, ‘famosos’ componentes do vegetal, mas na grande quantidade de nitratos — substâncias que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.

A ação dos nitratos também reduz a quantidade de radicais livres liberados no organismo. “Com o menor consumo de oxigênio, o corpo faz menos oxidação, e isso é bom pois diminui a incidência de doenças como diabetes, hipertensão, alta de colesterol e triglicérides e doenças reumáticas”, afirma Ribas Filho.

Segundo o presidente da Abran, embora ingerir 300 gramas por dia seja difícil, o consumo do vegetal é válido, mesmo em quantidade não tão grande. “Além de aumentar a força muscular, ajuda no combate à anemia e, no caso de mulheres grávidas, protege o feto contra má formação do tubo neural”, afirma.

E para se ter mais força na hora da prática de atividades físicas, Ribas Filho faz uma recomendação: “Equilibrar a alimentação com outros nutrientes é muito importante. Proteínas, gordura e carboidratos, por exemplo, não estão presentes no espinafre”, ensina.



RECEITA: TORTA DE ESPINAFRE

Ingredientes:
1 maço de espinafre cozido e picado; 12 fatias de pão de forma cortados em quatro; 1 tablete caldo de carne; 1 xíc. queijo ralado; 150g mussarela fatiada; 2 xíc. água fervente. 

Para o molho: 1 col. sopa de margarina; 3 col. sopa de farinha de trigo; 2 xíc. de leite; 1 col. chá de sal; 1 pitada de noz-moscada

Modo de Preparo:
Molho: Doure a farinha de trigo na margarina. Junte o leite, mexendo até engrossar. Tempere com sal e noz-moscada. Acrescente as folhas do espinafre ao molho. 

Unte forma com margarina, forre com a metade das fatias de pão e regue com a metade do caldo de carne dissolvido em água fervente. Espalhe metade do creme de espinafre, do queijo ralado e da mussarela. Repita. Asse por 30 minutos.     E bom apetite!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FAROFA no 113

Olá! Meus queridos amigos clientes!
É com muito prazer que apresentamos á vocês mais esta novidade!  O espaço 113, além de cuidar muito bem do seu bem estar, traz com exclusividade esta marca de São Paulo chamada FAROFA, que é especializada em fantasias confortáveis 100% algodão para crianças.   Quem não conhece algum super-herói ou princesa de plantão???  Seguem abaixo os tamanhos,  fotos e a tabela de preços, por enquanto não terei todos os produtos, pois tem alguns que são um pouco quentes para o nosso verão.    Repassem a novidade!   E teremos muitas outras vindo por aí...
Um beijo enorme á todos!

Branca de Neve 12 meses, 18meses, 2, 4 e 6 anos
Alice 12m, 18m, 2, 4  e 6 anos
Cinderela 12m, 18m, 2, 4, e 6 anos
Chapeuzinho  P, M e G
Cpas da Aurora e Capa da Cinderela
Capa Batmam P, M e G
Capa Super garoto
Capa Dinossauro verde e laranja
Vestido de bichinhos ( Ursinha, Porquinha e Coelhinha, indicamaos para bebês de até 2 anos, mas a modelagem é grande e vira bata depois dos 2) as mães de bebês amam
Máscaras
Tutus Branco e Rosa P até 2 anos e pouco e M a partir de 3 anos)

As capas vestem o seguinte tamanho para meninas ou meninos:
P até 2 anos
M até 4 anos
G até 6 anos















Compare as compotas de goiaba, figo e ameixa

1 Olha a balança!      
Quem não pode nem passar perto de uma deveria apostar na compota de goiaba, que é, de longe, a menos calórica.
Goiaba .................. 16,1 calorias
Ameixa ............... 47,24 calorias
Figo ...................... 66,9 calorias
 

2 Sai pra lá, enxaqueca 
A niacina, uma vitamina do complexo B, ajuda a mandar embora a dor de cabeça. Aqui, um empate técnico entre o figo e a goiaba.
Goiaba ..........................0,17 mg
Figo ..............................0,17 mg
Ameixa .........................0,09 mg


3 Para dar pique Prefira o doce de ameixa. Ele tem muito mais fósforo, mineral que reduz a sensação de fadiga.
Ameixa .........................15,6 mg
Goiaba ............................4,4 mg
Figo ...................................4 mg


4 Como um relógio 
Para o intestino funcionar assim, opte pela goiaba, que oferece mais fibras do que seus adversários.
Goiaba .............................0,88 g
Ameixa ............................0,28 g
Figo .................................0,22 g


5 Reforço aos ossos 
O magnésio auxilia o cálcio a fortificar o esqueleto. Das três compotas concorrentes, a de ameixa carrega uma pitada a mais desse nutriente.
Ameixa ..............................6 mg
Figo ...................................4 mg
Goiaba ............................2,8 mg


6 Pressão sob controle 
O potássio garante bom funcionamento aos batimentos cardíacos e facilita a dilatação dos vasos. Por pouco, a ameixa leva a melhor.
Ameixa .........................90,4 mg
Goiaba .............................90 mg
Figo ..............................39,6 mg


7 E que pele... 
Quer preservar a sua? Vá de goiaba. Ela ganha disparado na quantidade de vitamina C, que participa da síntese de colágeno e dá aquela firmeza.
Goiaba ..........................58,6 mg
Ameixa .........................0,44 mg
Figo ................................0,4 mg



 

Placar Saúde! 
Goiaba
: 4 Ameixa: 3 Figo*: 1

As quantidades comparadas co
rrespondem a 40 gramas de cada doce em calda. Isso equivale, aproximadamente, ao tamanho de um figo pequeno in natura.

* O único ponto do figo, vale lembrar, foi do empate com a goiaba no quesito “Sai pra lá, enxaqueca”.

 

Cranberry contra infecções urinárias

Estudos sugerem que essa fruta, pouco conhecida no Brasil, 
pode prevenir a aderência de bactérias às paredes da bexiga

Simone Tinti
Você conhece a cranberry? Essa frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta estariam em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga - principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites.

Um trabalho da 
Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em mulheres reincidentes. No entanto, o trabalho não concluiu qual seria a dosagem de suco necessária.

Apesar dos indícios sobre os benefícios da cranberry serem bastante conhecidos e divulgados, Ricardo Able, coordenador do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que os estudos não são conclusivos. "Nada substitui o tratamento das infecções urinárias com antibióticos", afirma. Além disso, ele diz que o consumo do suco de cranberry merece cuidado. "Se tomado em excesso, pode provocar desarranjos intestinais. Além disso, deve ser evitado por diabéticos, devido à frutose, e por quem toma remédios anticoagulantes, que podem interagir com substâncias presentes na fruta", diz.

Já para o urologista Cristiano Gomes, do Núcleo de Estudos Avançados de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, em forma de suco ou tablete, a cranberry pode ser uma alternativa natural ao tratamento de mulheres com infecções reincidentes. "Uma em cada quatro mulheres tem infecção urinária, sendo que muitas chegam a ter o problema três vezes por ano", diz. Nesses casos, explica o médico, a fruta poderia ser um coadjuvante do tratamento com antibióticos. Gomes alerta, porém, que é necessário realizar uma avaliação prévia da paciente. "É preciso, primeiramente, afastar a hipótese de problemas como cálculo ou outras doenças mais graves", diz.

As frutas vermelhas
Nos Estados Unidos, a cranberry fresca pode ser encontrada de setembro a dezembro, mas no Brasil, a fruta não é muito comum. Geralmente, ela é consumida em forma de suco ou molhos. Assim como as outras "frutas vermelhas" (morango, cereja, framboesa e mirtilo), a cranberry contém vitaminas A, C e D, além de flavonóides, fitoquímicos relacionados ao controle do colesterol.

De acordo com o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, está comprovado cientificamente que as frutas vermelhas não perdem suas propriedades se forem congeladas. Mas o mesmo não acontece com as geléias e os sucos. "No preparo das geléias, o aquecimento provoca perda de vitaminas. Já em forma de sucos, as fibras se perdem", explica Magnoni.
Dicionário das "berries"
Cranberry: oxicoco  
Strawberry: morango 
Raspberry: framboesa  
Cherry: cereja 
Blueblerry: mirtilo

 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Cala a boca, Gisele": Jornal americano humilha top brasileira


FAMOSIDADES 


SÃO PAULO – Parece que a fama da top Gisele Büdchen no exterior não anda muito boa. Após a polêmica sobre o uso do protetor solar (veja no link acima), a brasileira foi escrachada pelo jornal americano “New York Post”.

A publicação reuniu treze declarações controversas da modelo e publicou uma matéria chamada “Cala a boca, Gisele”. Entre elas, a do protetor solar foi a que mais deu o que falar. "Não coloco esse veneno na minha pele", disse Gisele, que já esclareceu o mal entendido.

Outra, era sobre a virgindade. "Hoje ninguém é mais virgem antes de se casar. Me mostre uma virgem", disparou.

"Algumas mulheres quando engravidam acham que podem se tornar um triturador de lixo. Eu tinha consciência do que comia, por isso só ganhei 13 quilos", disse sobre os quilos extras durante a gravidez. Xi...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sucos de caixinha podem não ser tão saudáveis quanto parecem



sxc.hu

Os sucos industrializados são realmente bons? Melhor checar a tabela nutricional
Sucos de caixinha são bons? Médio. Certamente são piores que os naturais. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com 12 bebidas à base de fruta, vendidas em caixinhas tetrapak ou garrafinhas de plástico em supermercados de São Paulo, elas contêm alto índice de açúcarcorantes e aromatizantes. O instituto avaliou a qualidade nutricional das bebidas, baseando-se na presença ou não dessas substâncias e as informações contidas nas embalagens, conforme manda a legislação.

Na análise do Idec, o poder da publicidade e do marketing é tão grande que uma simples embalagem pode nos levar a crer que determinada bebida é tão saudável quanto a fruta in natura que originou o produto. Mas apenas o consumo de frutas pode proporcionar o aproveitamento total dos nutrientes, conforme explica Vera Barral, sanitarista e coordenadora da pesquisa. "Os processos de fabricação dos sucos eliminam nutrientes. As fibras, por exemplo, raramente são encontradas neles", explica ela.

As bebidas industrializadas tendem a conter altos teores de açúcar. É o caso dos néctares, que, segundo a legislação, devem respeitar um limite de adição de sacarose. Apesar de práticos, porque são vendidos em embalagens de um litro, os néctares são diluições açucaradas de sucos concentrados. "Chegam a ter cerca de 20 gramas de açúcar por porção de 200 ml, o equivalente a duas colheres de sopa cheias", alerta Vera.

Outro detalhe importante é que um dos corantes contidos nas bebidas. A tartrazina, pode causar reações alérgicas, como asma brônquica, em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico. Por decisão da Justiça Federal de São Paulo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve editar em até 30 dias uma norma obrigando que seja mencionado, com destaque na embalagem do produto, os efeitos adversos deste corante.


Adição de Açúcar:
O único suco adoçado, o suco tropical de manga Jandaia, traz essa informação apenas na face da caixa escrita em inglês, contrariando o Decreto nº 6.871/09, que determina que a palavra "adoçado" seja acrescentada no rótulo principal do produto, junto ao seu nome. O mesmo deve ocorrer quando o adoçante usado for artificial.

Além disso, segundo esse mesmo Decreto, a quantidade de sacarose adicionada à bebida deve ser expressa à parte (separado da frutose). Por exemplo, o suco Jandaia de manga informa apenas que uma porção de 200 ml do suco contém 23 g de açúcar (ou seja, são 115 g por litro). No entanto, é impossível saber quanto dessa quantidade é proveniente da própria fruta e quanto foi adicionado.

Para o Idec, a presença dessa informação em local visível ajuda o consumidor na hora da escolha. Segundo a consultora técnica, vale conferir se os açúcares adicionados estão discriminados na tabela de nutrientes, para avaliar qualidade nutricional do produto.

O Idec não o reprovou nesse quesito porque a bebida foi produzidas antes de 2 de dezembro de 2009, antes da aprovação do decreto e não precisava seguir tal determinação. Mas vale a dica para o consumidor ficar atento às bebidas fabricadas depois dessa data.

O excesso de açúcar causa prisão de ventre, dificulta a digestão e favorece a obesidade. Deve ser consumido com parcimônia.


Aromatizantes Corantes e Conservantes:
Em relação aos aromatizantes – aditivos que realçam ou conferem aroma aos alimentos –, três bebidas foram reprovadas por não informar a presença desses aditivos no rótulo, o que contraria o Informe Técnico 26/2007 da Anvisa. O suco tropical de manga Su Fresh fit, néctar de uva Disfrut e, novamente, o suco Jandaia de manga. As duas primeiras têm aromas naturais em sua fórmula e a terceira, aroma idêntico ao natural (isto é, sua molécula é quimicamente idêntica à do aroma natural, mas obtida por síntese).

Apenas dois dos produtos avaliados continham corantes: bebida mista de frutas verdes Skinka, que continha tartrazina; e bebida de frutas sabor uva Del Valle Frut, com maranto, tartrazina e azul brilhante. O rótulo de ambos trazia essa informação, conforme prevê o Decreto-Lei nº 986/69.

O conservante benzoato de sódio está presente em quatro das bebidas analisadas: suco tropical de maracujá Carrefour, suco de abacaxi Maravilha, suco tropical de manga Jandaia e bebida de frutas verdes Skinka.

Os corantes tartrazina (INS102) e amaranto (INS123) e o conservante benzoato de sódio (INS211) são apontados como causadores de reações alérgicas e estão ligados ao aumento de distúrbios de atenção e hiperatividade infantil.



Novo Decreto: Suco, néctar e refresco 
Os produtos, classificados como suco, néctar e refresco, têm características distintas e devem seguir padronização, conforme determina o Decreto nº 6.871, de junho de 2009, válido, para as bebidas que foram produzidas a partir de 02 de dezembro de 2009.

Uma das principais diferenças entre as bebidas à base de frutas é o teor mínimo de polpa de fruta (isto é, da fruta em si) que cada uma precisa ter. O suco é o que tem a maior concentração. Em seguida vem o néctar e, por último, o refresco (também chamado de bebida de fruta). Mas esses percentuais mínimos variam caso a caso, já que cada fruta tem uma particularidade. Por exemplo, quando você faz um suco caseiro, provavelmente adiciona mais água a um de goiaba do que ao de laranja. O teor mínimo de cada fruta é previsto por Instrução Normativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Um problema detectado pelo Idec na legislação é a não obrigatoriedade de se informar o teor de polpa de fruta nas embalagens.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Oral antioxidants can have 'beautifying' properties

Interview with David Djerassi
Wellness and Cosmetic Director, Lycored
By Simon Pitman , 20-Oct-2010

Taking antioxidant oral supplements can help enhance the skin’s natural protective properties as well as having beautifying properties, according to Lycored’s wellness and cosmetics director David Djerassi.

Speaking during the recent Beauty from Within Conference 2010, brought to you by CosmeticsDesign-Europe.com and NutraIngredients.com, Djerassi explained that recent studies have started looking into the beautifying properties of oral antioxidant supplementation.
Some antioxidants show enhanced protection of up to 40 percent against UV light, he explained, and certain combinations can improve skin density, prevent collagen damage and improve elasticity.


Embrapa e UFRJ estudam propriedades da romã do semiárido brasileiro

RIO - A Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão iniciar uma pesquisa que visa agregar valor à produção nacional de romã. O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e terá participação de produtores do semiárido brasileiro.

A coordenadora do projeto, Regina Isabel Nogueira, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, informou à Agência Brasil que será pesquisada a safra que começou em dezembro e vai até este mês de fevereiro. Os pesquisadores pretendem confirmar se as características da romã, já conhecidas em outros países, alguns deles desde a antiguidade, permanecem em solo e clima brasileiros. Entre elas, o aproveitamento da fruta para a elaboração de ingredientes antioxidantes, que retardam o envelhecimento precoce e reduzem riscos para doenças como hipertensão e artrite.

Ao contrário de países da Europa, Ásia e Oriente Médio, que exploram a romã pelas suas propriedades boas para a saúde humana, essa fruta é pouco conhecida no Brasil. Seu consumo se limita à época das festas de final de ano. A fruta está sendo introduzida na região semiárida brasileira.

“E nós escolhemos fazer alguns processamentos com aquela fruta que você não consegue alcançar um padrão de comercialização dela fresca”, comentou Regina. “A nossa idéia é começar os estudos para já ter no Brasil algum conhecimento sobre essa fruta que vai ser produzida aqui, saber se ela vai manter as propriedades que traz do país de origem, se vai melhorar etc”.

A pesquisadora salientou que a participação dos produtores do semiárido é importante para os estudos. “A gente quer incentivar que eles produzam e agreguem valor a essa produção. A idéia do projeto é essa: estudar as diferentes fases da romã, caracterizando, elaborando alguns produtos. E ver o resultado disso, retornando para o produtor para que ele se motive a não ficar só no plantio experimental e, sim, começar a introduzir a agroindústria, a exemplo de outras coisas que aconteceram naquela região”. Ela citou o caso da uva, da manga e do melão, que se expandiram no semiárido.

O que se busca hoje é que os alimentos não sejam apenas nutritivos, mas também tenham propriedades funcionais, salientou. No caso da romã, a pesquisa objetiva, mais adiante, dizer, por exemplo, se um dos compostos bioativos da fruta, que é a antocianina, é bom para a saúde e contribui para diminuir a produção de radicais livres relacionados a algumas doenças coronárias, informou Regina. Destacou que o estudo ainda é incipiente, mas admitiu que “com o andar da carruagem, a meta é associar a parte farmacêutica também”.

Todas as partes da fruta serão utilizadas na pesquisa. A Escola de Química da UFRJ fará os estudos sobre as sementes da romã, enquanto a Embrapa Agroindústria desenvolverá as pesquisas sobre a casca e a polpa. Regina Nogueira disse que o projeto tem prazo para desenvolvimento de dois anos no CNPq. Caso ele seja incluído na programação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o prazo poderá ser alongado, visando a obtenção de maiores informações.

Estudo relaciona dieta de 'junk food' a Q.I. baixo

Estudo relaciona dieta de 'junk food' a Q.I. baixo

Crianças com dieta rica em comida processada podem apresentar Q.I. ligeiramente mais baixo, de acordo com um amplo estudo divulgado no "Journal of Epidemiology and Community Health" da BMA (British Medical Association) e que já está sendo aclamado como o mais abrangente do
tipo.

A conclusão da pesquisa é o resultado do acompanhamento de 14.000 pessoas nascidas na Inglaterra entre 1991 e 1992, que tiveram a saúde e o bem-estar foram monitorados aos três, quatro, sete e oito anos e meio.

Os pais das crianças foram orientados a preencher questionários que perguntavam, entre outras coisas, o que seus filhos comiam e bebiam. Três padrões de dieta foram então identificados: o primeiro, rico em gorduras processadas e açúcar; o segundo, uma dieta "tradicional" com
base em carne e vegetais; e o terceiro, considerado "saudável", com muita salada, frutas e vegetais, além de macarrão e arroz.

Quando as crianças chegaram aos oito anos e meio, seu Q.I. (sigla para quociente de inteligência) foi medido através de uma ferramenta padrão conhecida como Escala de Inteligência de Wechsler.
Entre as 4.000 crianças cujos dados estão completos, é possível perceber uma diferença significativa de Q.I. daquelas que consumiam comida processada em relação às submetidas a uma dieta saudável nos primeiros anos da infância.

Ao todo, 20% das crianças participantes consumiam grande quantidade de comida processada, e o Q.I. médio aferido entre elas é 101. Já entre os 20% alimentados de maneira saudável, o Q.I. médio é 106. "É uma diferença muito pequena, não é uma diferença vasta", admite Pauline Emmett, uma das autoras do estudo, que pertence à Escola de Medicina Social e Comunitária da Universidade de Bristol.

"No entanto, ela as torna menos capazes de lidar com a educação, menos capazes de lidar com algumas coisas na vida", acrescenta.

A associação entre nível de Q.I. e nutrição é um ponto polêmico e exaustivamente debatido, uma vez que pode ser influenciada por inúmeros fatores como o contexto social e econômico de cada indivíduo.

É possível argumentar, por exemplo, que uma família de classe média tem mais interesse (ou mais condições) de servir uma refeição saudável aos filhos, além de dar mais estímulo à criança para que consuma alimentos saudáveis, em comparação com famílias mais pobres. Emmett explica que sua equipe dedicou especial cuidado para neutralizar este tipo de fator na aferição dos dados.

"Temos todo o controle do nível educacional da mãe, da classe social da mãe, sua idade, se vive em casa própria, o que aconteceu em sua vida, qualquer coisa errada, o ambiente da casa, se há livros ou se assiste muita televisão, coisas assim", diz a pesquisadora. Além disso, afirma, o tamanho do estudo não tem precedentes na área.

"É uma amostra gigantesca, é muito maior do que qualquer coisa que alguém já tenha feito", acrescentou.

Emmett enfatiza, entretanto, que ainda são necessários mais trabalhos para descobrir se este impacto no Q.I. das crianças continua à medida que envelhecem.

Sobre por que uma dieta rica em "junk food" teria esta influência sobre a inteligência, a pesquisadora sugere que a falta de vitaminas e minerais vitais para o desenvolvimento do cérebro, adquiridos em pouca quantidade em alimentos processados, em um momento fundamental da
infância, pode ser responsável pela diferença.

"Uma dieta de 'junk food' não proporciona um bom desenvolvimento do cérebro", conclui.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Chocolate tem mais antioxidantes do que sucos de fruta

Boa notícia para os amantes de chocolate: duas novas pesquisas dão
mais detalhes sobre seus benefícios.

Uma delas, publicada no "Chemistry Central Journal", afirma que o
chocolate é uma fonte rica de antioxidantes e contém mais polifenois e
flavonoides do que alguns sucos de fruta, como os de açaí, romã e
cranberry (oxicoco, em português).

Os pesquisadores compararam grama por grama a quantidade de
antioxidantes do chocolate em pó com frutas. Descobriram que havia
mais poder antioxidante e flavonoides no chocolate.

Quando a comparação foi feita entre chocolate amargo, chocolate em pó,
chocolante quente e sucos de fruta, os chocolates amargo e em pó
também tinham mais poder antioxidante e mais flavonoides e polifenois
que os sucos. Por esses resultados, a pesquisadora afirmou que o cacau
pode ser considerado uma "superfruta".

A segunda pesquisa foi publicada no "Journal of Agricultural and Food
Chemistry" e mostra como o chocolate aumenta a produção do colesterol
bom (HDL).

Os polifenois presentes no cacau aceleram a atividade de certas
proteínas, incluindo aquelas que se ligam ao DNA, para aumentar os
níveis de colesterol bom e diminuir o colesterol ruim (LDL).

A explicação é que eles aumentam os níveis da apolipoproteína A1,
principal componente do colesterol bom, e diminuem a B (ApoB) no
fígado e no intestino.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Consumo de alimentos saudáveis pode ajudar na prevenção do câncer

Os médicos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo alertam que o consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequada é um dos principais fatores na prevenção do câncer.


O setor de nutrição do hospital preparou uma lista com alguns desses alimentos.
Mamão, manga, abóbora... Tudo que é amarelo ou alaranjado é fonte de betacaroteno. “O betacaroteno tem alguns estudos que demonstram fator de proteção contra o câncer de pulmão e o câncer de mama”, explica Ana Carolina Vieira Sandrini, nutricionista.
“Ajuda o organismo a fazer uma limpeza do interior das células. Acredita-se que uma das maneiras de enfrentar o câncer seja você diminuir a quantidade de oxidação dentro das células, isso facilitaria a morte celular das células cancerosas”, diz Paulo Hoff, oncologista.
Na dúvida entre comer o mamão em pedacinhos ou batido no suco, a nutricionista afirma que dar preferência à fruta em pedaços é melhor, por causa da fibra. “Diminui o risco de você ter prisão de ventre e está associado a uma formação menor de pólipos e câncer de intestino. A idéia é que você tenha um tempo menor de exposição de substâncias tóxicas no intestino”, revela.
A melancia, o tomate e outros alimentos vermelhos têm o chamado licopeno. “Uma substância muito importante. A maior parte dos estudos foram feitos nessa direção, na direção do câncer de próstata, mas o licopeno certamente ajuda no combate a outros tipos de câncer também”, afirma o oncologista.
Não adianta nada comer um prato enorme de peixe hoje e depois passar semanas, meses, sem esse tipo de alimento no cardápio. Os peixes também são os queridinhos de nutricionistas e médicos. É que ele tem uma gordura boa, chamada ômega 3, que também é fator de proteção contra o câncer.
As opções são variadas. “Por exemplo, sardinha, atum, cavalinha, arenque, salmão, bacalhau. Mais ou menos um filé por dia”, sugere a nutricionista.
O ômega 3 também está na linhaça e em alguns tipos de óleo como o de soja e o de canola, mas cuidado para não exagerar. Você pode aumentar o colesterol ruim, o LDL.
Na linhaça é possível obter dois benefícios. “A linhaça inteira ela tem o benefício da fibra, mas se eu quiser o fator de proteção do ômega 3 eu preciso bater ela pra absorver esse ômega 3, porque se ela tiver inteira ela não é digerida pelo organismo”, explica.
Carne também ajuda na prevenção do câncer. “A recomendação mundial de prevenção do câncer é limitar o consumo de 500 gramas de carne cozida por semana”, diz Ana Carolina.
Cuidado com o churrasquinho que passou do ponto, a pipoca queimada ou o pão torrado demais . "Produtos de alta combustão, quando são cozimentos longos a seco, que levam aos queimados externos, isso também pode favorecer o desenvolvimento do câncer", explica a nutricionista.
O diretor do Instituto do Câncer de São Paulo diz que quanto mais cedo a dieta saudável fizer parte da rotina, maiores os benefícios. “Um cardápio que visa estimular as pessoas a terem uma alimentação melhor, que possa ajudá-las não só no tratamento e recuperação de uma doença como o câncer, mas também problemas cardiovasculares e de outras naturezas a longo prazo”, afirma Paulo Hoff, oncologista.
"É importante colocar nesta alimentação, no mínimo 400 gramas de frutas e/ou hortaliças por dia, que são aproximadamente cinco porções. Esta é a recomendação do Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer", completa a nutricionista.
Os médicos recomendam também que as substâncias citadas na reportagem como o betacaroteno ou o licopeno sejam adquiridas pelo consumo de alimentos frescos e não por suplementos alimentares.