Adoro os alimentos funcionais, a cada dia descubro mais sobre eles. Se temos que comer, porque não comer o que nos faz bem? O Ghee é um exemplo disso, e costumo usá-lo aqui em casa, para saltear legumes, fritar ovos, ou incrementar "aquela" receita com muito mais sabor, em substituição a manteiga ou margarina. O Ghee, na verdade é a nossa influência indiana no nordeste, pois nada mais é do a nossa tradicional manteiga de garrafa. Eu comprava sempre em lojas tipo casa Pedro, ou de produtos naturais. Mas passei a fazer em casa, que é muito melhor !!!
Suas propriedades são infinitas, podemos destacar o fato de ele ligar-se aos radicais livres (de forma mais efetiva que as vitaminas C, E e o betacaroteno); possuir efeito desintoxicante, eliminando as toxinas lipossolúveis ambientais e corporais; ser um ótimo meio de transporte para substâncias curativas, deixar as articulações bem elásticas; reforça o sabor dos alimentos, quando usada em dose moderada; aumenta a produção de sucos gástricos, fortalece o fígado, os rins e o cérebro (memória). No Ghee, os componentes alérgicos do leite da vaca são destruídos a proteína é desnaturada. É facilmente digerível e também auxilia na digestão dos outros alimentos, é muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas mentais (epilepsia, perda de memória, etc). Ou seja, um pequeno detalhe na alimentação muda tudo!
RECEITA:
500g de manteiga sem sal
Preparo:
1. Levar a manteiga ao fogo baixo em uma panela de fundo grosso, sem tampar, por aproximadamente 20 minutos. Não deixar a manteiga tornar-se marron, pois estraga o sabor.
2. Retirar do fogo e deixar amornar.
3. Passar a manteiga em uma peneira forrada com tecido de algodão.
4. Armazenar em vidro bem fechado. Pode ser conservado em geladeira por 6 meses.
Utensílios: Panela de fundo grosso, peneira, e tecido de algodão
Rendimento: 400g
Valor calórico: 90kcal (colher de sopa rasa)
Tempo de preparo: 30 minutos
Congelamento: 30 dias
Fonte: Em busca do equilíbrio nutricional - Lapinha spa - Editora SENAC
não entendí exatamente qual a relação existente entre as 3 manteigas. a Ghee eu nao conheço, mas a manteiga de garrafa é feita de nata e a manteiga clarificada (a da receita) é manteiga sem sal coada, não é?
ResponderExcluirmas parabéns pelo blog... vou tentar fazer a receita e ver como fica :D
abraços
Cada dia que passa eu aprendo mais... parabens!!!
ResponderExcluirQuando ouvi falar da Manteiga Clarificada que é muito usada na India, eu percebi que era exatamente a manteiga de garrafa, famosa dos meus irmãos nordestinos. Não precisa ir tão longe,aqui temos a nossa também. Abraços
ResponderExcluir