domingo, 19 de junho de 2011

Ghee=manteiga clarificada=manteiga de garrafa



Adoro os alimentos funcionais, a cada dia descubro mais sobre eles.  Se temos que comer,  porque não comer o que nos faz bem?  O Ghee é um exemplo disso, e costumo usá-lo aqui em casa,  para saltear legumes, fritar ovos, ou incrementar "aquela" receita com muito mais sabor, em substituição a manteiga ou margarina.  O Ghee, na verdade é a nossa influência indiana no nordeste, pois nada mais é do a nossa tradicional manteiga de garrafa. Eu comprava sempre em lojas tipo casa Pedro, ou de produtos naturais.   Mas passei a fazer em casa, que é muito melhor !!!
 
Suas propriedades são infinitas, podemos destacar o fato de ele ligar-se aos radicais livres (de forma mais efetiva que as vitaminas C, E e o betacaroteno); possuir efeito desintoxicante, eliminando as toxinas lipossolúveis ambientais e corporais; ser um ótimo meio de transporte para substâncias curativas, deixar as articulações bem elásticas; reforça o sabor dos alimentos, quando usada em dose moderada; aumenta a produção de sucos gástricos, fortalece o fígado, os rins e o cérebro (memória).   No Ghee, os componentes alérgicos do leite da vaca são destruídos a proteína é desnaturada.  É facilmente digerível e também auxilia na digestão dos outros alimentos, é muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas mentais (epilepsia, perda de memória, etc).  Ou seja, um pequeno detalhe na alimentação muda tudo!




RECEITA:   
500g de manteiga sem sal

Preparo:
1. Levar a manteiga ao fogo baixo em uma panela de fundo grosso, sem tampar, por aproximadamente 20 minutos.  Não deixar a manteiga  tornar-se marron, pois estraga o sabor.
2. Retirar do fogo e deixar amornar.
3. Passar a manteiga em uma peneira forrada com tecido de algodão.
4. Armazenar em vidro bem fechado. Pode ser conservado em geladeira por 6 meses.

Utensílios:  Panela de fundo grosso, peneira, e tecido de algodão

Rendimento: 400g

Valor calórico: 90kcal (colher de sopa rasa)

Tempo de preparo: 30 minutos

Congelamento: 30 dias

Fonte: Em busca do equilíbrio nutricional - Lapinha spa - Editora SENAC

3 comentários:

  1. não entendí exatamente qual a relação existente entre as 3 manteigas. a Ghee eu nao conheço, mas a manteiga de garrafa é feita de nata e a manteiga clarificada (a da receita) é manteiga sem sal coada, não é?
    mas parabéns pelo blog... vou tentar fazer a receita e ver como fica :D
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Cada dia que passa eu aprendo mais... parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando ouvi falar da Manteiga Clarificada que é muito usada na India, eu percebi que era exatamente a manteiga de garrafa, famosa dos meus irmãos nordestinos. Não precisa ir tão longe,aqui temos a nossa também. Abraços

    ResponderExcluir