quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aromaterapia é a ciência e também a arte da terapêutica através do emprego de substâncias aromáticas naturais - os óleos essenciais. 

A aromaterapia trabalha seu corpo de uma maneira muito natural e holística. Os óleos essenciais atuam no corpo restaurando nossas energias curativas, proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito. A aromaterapia completa a maioria de terapias praticadas, que buscam a cura, sejam essas convencionais ou alternativas.
 
Nada é mais marcante do que um cheiro. Um aroma pode ser inesperado, momentâneo e fugaz e, mesmo assim marcar para sempre um instante de nossa vida. Os odores explodem suavemente em nossa memória, como minas poderosas, escondidas sob a massa espessa de muitos anos e experiências. Basta percebermos um aroma, as lembranças afloram e sentimos emoções.


Há evidências de que ervas aromáticas eram usadas na antigüidade, na culinária e medicina. A fumaça ou a fumigação foi provavelmente um dos usos mais antigos das plantas aromáticas com efeitos alucinógenos, estimulantes ou calmantes. Gradualmente, um acervo de conhecimentos sobre as plantas foi acumulado, ampliado e passado a centenas de gerações.
A medicina aromática vem sendo utilizada desde o antigo Egito, uma das regiões onde mais se desenvolveu. 

No início deste século, pesquisadores como Gattefossé saíram em busca do antigo conhecimento - a terapia vegetal .

Na Inglaterra, os óleos essenciais estão sendo empregados em muitos contextos hospitalares: salas de parto, unidades de terapia intensiva e nas salas de espera, onde ficam os parentes apreensivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário