quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vício em alimentos gordurosos é causado por substância similar à da maconha

Uma das tentações mais difíceis de se recusar é uma porção de batatas fritas...


Agora cientistas   descobriram porque este e outros petiscos gordurosos são tão irresistíveis:eles liberam substâncias chamadas endocanabinoides, similares à da maconha e que trazem sensação de prazer, segundo estudo publicado na revista "Proceedings  of the National Academy of Sciences".
Os autores, pesquisadores da Universidade da Califórnia, afirmam que os endocanabinoides são produzidos apenas quando consumimos alimentos gordurosos. E esta descoberta poderá levar a elaborar estratégias mais eficazes para reduzir o consumo em excesso desses produtos, responsáveis por obesidade e doenças cardiovasculares.  Os endocanabinoides são um grupo de moléculas envolvidas em vários processos fisiológicos, incluindo o apetite, a sensação de dor, a memória e o estado de ânimo.
- Esta é a primeira demonstração de que os endocanabinoides no estômago têm um papel importante no controle do consumo de gorduras - afirma Daniele Piomelli, uma dos autores. - São substâncias similares à cannabis, mas produzidas de forma natural pelo própio organismo. Como estes compostos atuam tanto no cérebro como no resto do organismo, há tempos estão sendo investigados por seu potencial para tratar doenças e dependências. O novo estudo foi realizado com roedores e mostrou que, quando os animais comiam um produto gorduroso, um grupo de células em seus intestinos começava a produzir endocanabinoides. Isto não foi observado com o consumo de açúcares e proteínas.  O processo, dizem os autores, começa na língua, onde as gorduras geram um sinal que viaja primeiro ao cérebro e depois até o nervo vago, conjunto de nervos que vai da faringe ao intestino. Ali, o sinal estimula a produção de endocanabinoides, os quais provocam um aumento nos sinais celulares aumentando a vontade de seguir consumindo
alimentos gordurosos.  Os cientistas ainda não sabem porque este mecanismo ocorre apenas com
as gorduras. Talvez seja uma resposta evolutiva dos mamíferos, de acordo com Daniele. Os animais têm uma necessidade enorme de consumir gorduras que ainda são escassas na natureza e são essenciais para o adequado funcionamento da células.  Na sociedade humana contemporânea, as gorduras estão amplamente disponíveis e a necessidade inata de comer alimentos gordurosos aumentou os números de casos de obesidade, diabetes e câncer. Este mecanismo natural que ajudou os mamíferos a sobreviverem agora está provocando o efeito inverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário